quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Trilhos de Marvão - Bike Spirit

   No passado fim de semana (dias 24, 25 e 26 de Agosto), 2 elementos do RorizBTT marcaram presença no evento Trilhos de Marvão, sendo eles Ricardo Miranda e Nuno Faria. Assim como 2 colegas, pertencentes ao grupo Perinhas Bike Team, Rodrigo Pereira e Ricardo Silva. A participação no evento deveu-se à atribuição do 1º Prémio do Concurso Melhor Fotografia de BTT, promovido pela Bike Spirit, ao elemento do RorizBTT, Nuno Faria. Incluia o percurso Trilhos de Marvão para 4 pessoas; revelou-se um evento duro e longo, mas de extrema beleza patrimonial/paisagística para os participantes.

   Evento de grande qualidade, sem qualquer carácter competitivo, consistiu num percurso totalmente designado para turismo desportivo, em que os participantes partiram à «aventura» apenas com as bicicletas, restante material adjacente à prática da modalidade e que se orientaram por TrackBook (o track GPS não estava a funcionar e não foi possível descarregar). Objectivo: aventura, diversão e convivio.
   O dia de recepção serviu para que os elementos conhecessem o centro histórico de Castelo de Vide, Ermida de Nossa Senhora da Penha e respectivo miradouro; foi ainda possível acompanhar a parte final da etapa da Volta na serra da Estrela, através da TV. O alojamento da 1ª noite foi efectuado na Casa da Estação em Beirã (Marvão).
   «Há males que vem por bem»; seguir o percurso através do TrackBook foi 1 enorme desafio para o grupo, pois requeriu capacidades de orientação, memória e de concentração.
   O percurso dividiu-se em 2 etapas (1 etapa em cada dia).
   1ª etapa - Beirã-Alegrete; decorreu quase na totalidade no Parque Natural da Serra de S. Mamede, com passagem por Barretos, Castelo de Marvão, descida da Calçada Romana, Portagem, rio Sever, Olhos d'Água, serra de Selada/Reveladas, barragem de Apartadura, subida ao topo da serra de S. Mamede (ponto + alto de Portugal Continental a sul do rio Tejo - 1025mt) e chegada a Alegrete (Portalegre), onde pernoitamos a 2ª noite, numa unidade de turismo rural, Casa D'Alegrete, junto ao castelo da pitoresca vila.
   http://connect.garmin.com/page/activity/activity.faces?activityId=215616765&actionMethod=page%2Factivity%2Factivity.xhtml%3AuserSwitcher.switchSystem&cid=1886020
   Dados a reter: Distância: 61.55 km; Tempo: 4:31:47; 1874D+, temperatura máxima: 39ºC, 3 furos, sendo 1 pneu repetente (gostou da graça!).
   2ª etapa - Alegrete-Beirã; etapa quase somente em território espanhol (Extremadura), sendo menos acidentada que a anterior, mas nem por isso + fácil. Passagem por Soverete, Rabaça, Jola, El Pino de Valência, San Pedro de Alcantara, passagem da fronteira através do leito seco do rio Sever e chegada a Beirã. Etapa marcada por terreno acidentado, arenoso/poeirento e xistoso, escassez de locais para reabastecimento de água e calor tórrido, aliado a um terreno árido e carente de água/vegetação.   
   http://connect.garmin.com/page/activity/activity.faces?activityId=215616717&actionMethod=page%2Factivity%2Factivity.xhtml%3AuserSwitcher.switchSystem&cid=1918896
   Dados a reter: Distância: 71.73 km; 1,602 D+; Tempo: 4:59:24; Temperatura máxima: 40ºC; 1 furo (apenas!).
   Rescaldo - Pontos positivos: praticamente tudo.. Excelente organização, o Sr. Luis Murta recebeu os participantes amavelmente, ajudou em tudo o que foi possivel da sua parte, sobretudo no transporte de malas e fornecimento de material que felizmente não foi utilizado; oferta de bidons/barras energéticas/trackbook e jersey de finisher do evento; proprietários/responsáveis pelos alojamentos onde o pessoal pernoitou, foram prestáveis e puseram à disposição imensos serviços inerentes à estadia; jantar numa unidade de restauração tradicional em Alegrete (muito bom e muito barato!) e pequeno almoço na Casa d'Alegrete com doçaria regional, dignos de registo; a orografia e a própria composição das características do terreno representaram um desafio, uma dificuldade, superados com imensa vontade e sentido de aventura.
   Pontos negativos: inerentes à organização nada a apontar, absolutamente nada! Apenas a data escolhida pelos elementos para participarem no evento não foi a melhor, devido ao excessivo calor, mas como a época de férias é comum à generalidade das pessoas optou-se por esta altura; escassez de água ao longo do percurso em determinadas zonas, visto tratar-se de uma zona árida e praticamente inóspita; é de lamentar que esta zona não se situe nas imediações, pois seria um spot de treinos de excelente qualidade (desabafo!!).
   Evento altamente recomendável. Locais de extrema beleza e população local acolhedora.















Sem comentários:

Enviar um comentário