domingo, 12 de agosto de 2012

Caminhos Primitivos - Uma aventura a repetir!


No final do mês de Abril quatro aventureiros da equipa, António Araújo, Neco, Ricardo Campinho e Barbosa, fizeram-se à estrada, em autonomia, com o objectivo de percorrer os caminhos primitivos de Santiago de Compostela, certamente os mais desconhecidos e mais dificeis de todos os caminhos.


O percurso que vai de Oviedo a Santiago de Compostela, tem uma extensão de 338 km em alta montanha, com 8200 metros de acumulado positivo, em caminhos rurais cheios de lama na região das Astúrias, de trilhos cheios de pedra nas montanhas de Pola de Allande, vertiginosas descidas de El Palo e de Grandas de Salime e dos caminhos em xisto de La Mesa.


Enquadramento histórico:

O Caminho Primitivo da peregrinação a Compostela foi o utilizado pelos primeiros devotos, chegados do nacente reino asturiano. Trata-se, portanto, do primeiro itinerário jacobeu, daí a sua actual denominação.
Esta rota foi seguida possivelmente pelo rei Afonso II o Casto, desde a capital do reino ástur, em Oviedo, até o túmulo de Santiago, no primeiro terço de s. IX. Este monarca foi decisivo para confirmar como pertencentes ao apóstolo Santiago o Maior os restos aparecidos em Compostela, auspiciou a fundação da primeira igreja da nacente urbe e colaborou na organização do primitivo culto apostólico. Também concedeu doações e incentivou o estabelecimento da primeira comunidade monástica destinada a atender as demandas do culto no altar de Santiago.
O Caminho Primitivo teve na cidade de Oviedo o seu principal ponto de origem, mas foi seguido também por peregrinos doutras partes do norte da Espanha e da Europa. Foi possivelmente um itinerário seguro e frequentado até que já em pleno s. X se consolida o actual Caminho Francês desde Leão, a nova capital do Reino.

Algumas fotos:





Depois de muitas aventuras, paisagens de rara beleza e muito espirito de sacrificio e companheirismo na superação de todas as dificuldades,  a chegada a Santiago!

Finisterra, missão cumprida!


Todas as fotos desta grande aventura podem ver AQUI

Parabéns a estes quantro aventureiros, sem dúvida que são uns grandes campeões pela missão cumprida!!!

cpmts RorizBTT



Sem comentários:

Enviar um comentário