domingo, 16 de junho de 2013

«Saga do Serrote - A Expedição Infernal». S. Pedro do Sul/Arouca. 105Km; 3857mt D+

«Saga do Serrote - A Expedição Infernal». S. Pedro do Sul/Arouca.
105Km; 3857mt D+ - 15 de Junho de 2013


Os céus haviam sido devassados pelos raios iniciais do dia e a comitiva de «Rorizes» deixava na sua rectaguarda a maior zona termal do país, S. Pedro do Sul, localidade banhada pelo rio Vouga.
Ascenção infernal ao S. Macário (1052mt), elevação exuberante e parda, parque eólico da serra homónima, repleto de gado caprino, uma presença assídua nas zonas serranas. Olhar fugidio, avaliando as escarpas, sucedidas pelas ravinas infindáveis, no final das quais, a aldeia da Pena, assumia-se como uma reduta povoação, onde a grandiosidade se reflectia em tudo o que existia em seu redor.

Passagem pelo Portal do Inferno, onde o vulgo humano se torna num minúsculo ser, calcorreando a dimensão exurbitante das serras da Arada e de Montemuro.

Incursão à aldeia de Drave, um pequeno aglomerado de contruções xistosas, perdidas no Espaço e no Tempo; onde o aspecto reduzido é superado pela mística e pelo encanto natural. Cada pedra conta a sua história, cada gota das límpidas águas sussurram segredos, indecifráveis! 

Descida em solo argiloso, onde sobressaía na superfície os infindáveis blocos de xisto, onde à sua direita se apresentava Regoufe, cujas extintas minas de exploração de volfrâmio, demonstravam a sua importância vital em tempos beligerantes. A subida iniciava-se com uma calçada pedregosa e impossível de transitar, pedalando. Findava-se esta dificuldade e seguia-se outra: estradão técnico e interminável.

O Reino da Pedra continuava, desta feita por zonas bem mais verdejantes. Coelheira, Candal, Cabreiros, visiveis entre as betúlas.
Albergaria da Serra, em plena serra da Freita, onde corriam por entre lameiros verdejantes, o rio Caima, antes de se precipitar na Frecha da Mizarela, dezenas de metros em direcção a Vale de Cambra. Por aqui, alguns exemplares de gado de raça arouquesa polvilhavam as terras férteis.

Um problema físico com um dos elementos da comitiva, obrigou a uma decisão unânime e indiscutível: encurtamento do percurso e regresso pela estrada até às termas de S. Pedro do Sul.

Etapa para recordar durante a nossa existência, quer pelas exigências físicas e técnicas, a longa distância percorrida e sobretudo por aquilo que nos move: a confraternização e a entreajuda!
Um obrigado a todas as pessoas que contribuiram e trabalharam para que esta «Expedição Infernal» se concretizasse, sem olvidar os nossos patrocinadores, parcerias e demais pessoas/instituições que nos possibilitam continuar (n)este projecto!
 — com Lima Rodrigues Jose InacioCarlos RodriguesDavide BragaMárcio SilvaNuno RodriguesNuno Faria,Hélder BragaRicardo Enes Silva e Rodrigo Pereira emSerra de S. Macário.

Algumas fotos podem ser vistas AQUI

cpmts, RorizBTT

Sem comentários:

Enviar um comentário